was successfully added to your cart.

Aprenda a fazer um delicioso blend de carnes

Por 12 de setembro de 2018Dicas, Entrevistas

Final de semana chegou, deu saudade daquela hamburgueria do coração, mas o dinheiro está curto?
Está cansado daquele hambúrguer básico e sem graça que você faz em casa?

Aprenda e entenda todo o processo de como fazer seu hambúrguer artesanal sem sair de casa!

A popularidade da carne de hambúrguer sempre esteve entre nós e com o aumento cada vez mais expressivo das hamburguerias pelas cidades, se tornou comum o aumento do interesse popular pelas técnicas e receitas de como fazer um bom blend de carnes para incrementar e ostentar aquele bom hambúrguer entre os amigos no final de semana.

E aqui no CLUBE DO CHURRASCO a gente não brinca em serviço; pegamos nosso bloquinho de anotações, nossa caneta e fomos até quem sabe e vive do assunto.

Conversamos com Bruno dos Anjos que é chef e sócio do CHEF DOS SABORES. Bruno já está no ramo a 15 anos e nos revelou que desde os 8 já se arriscava na cozinha; já trabalhou em casas de ponta como Carlota da chef Carla Pernambuco e confeitaria Colombo onde, segundo o próprio chef, “se aprende muito de como funciona e se comanda uma cozinha”.

“Sempre fui apaixonado por gastronomia, tanto que larguei a faculdade de telecomunicações para ingressar na carreira.”

O chef tirou todas as dúvidas, deu dicas e ainda separou uma receita exclusiva para o CLUBE DO CHURRASCO.

Chef; muitas pessoas esbarram na quantidade de informações diferentes na internet!

A minha primeira pergunta é muito “simples”: 30%, 70%, qual tipo de gordura usar, quais tipos de carne unir, rechear ou não rechear; afinal, existe alguma regra de como preparar um bom hambúrguer?

“Existem algumas regras que devemos seguir, a gordura é utilizada para a carne dar sabor e mais suculência, evita que a carne fique dura e ressecada. Particularmente o blend que mais me agrada é o de costela bovina 80% com bacon 20%; como a costela já tem sua própria gordura optamos por usar uma gordura que já venha defumada como a do bacon para agregar mais sabor.

O blend pode ser de carnes acém, fraldinha aumentando o teor da gordura para 30% a 40%. Não gosto muito de hambúrgueres recheados, questão de paladar mesmo; mas não vejo problema nenhum você rechear com um bom queijo, guacamole…!

Use a imaginação e o bom senso.”

Por onde começar?

“Começa com a compra de uma carne de boa qualidade com seus certificados e registros, depois escolha o blend que mais te agrada: fraldinha , picanha, Angus, acém e costela são os mais usados! Vá fazendo sua mistura em pequenos discos e grelhando até encontrar o teor de gordura que te satisfaça.”

Carne bovina x Carne suína? Podemos explorar essa mistura?

“Particularmente não gosto de misturar bovino com suíno pois gosto do hambúrguer com o miolo bem rosado, meio cru; e carne de suíno precisa estar ao ponto. Mas se pode fazer um excelente hambúrguer só com suíno: paleta com barriga.”

Qual a melhor maneira de conseguir realçar todo o sabor e suculência do hambúrguer?

“Gosto de tempera-los somente no momento de irem para a grelha com sal e pimenta. Tenho usado e ficado bem satisfeito com a fumaça líquida, onde realça o gosto e aroma de defumado.”

Em meio à crise, muitos apaixonados por carne estão se aventurando em suas cozinhas! Como manter a relação custo-benefício dessa aventura, sem perder a qualidade e sabor final?

“O hambúrguer é muito democrático! Pode se fazer com uma carnes mais baratas como acém ou patinho e fazer o blend com costela ou bacon, converse com seu açougueiro.”

Após os blends prontos podemos congelar normalmente? Alguma dica para o armazenamento?

“Eu armazeno cada blend com plástico cortado em quadrado para separá-los um a um, em uma caixa com tampa, no congelador por 1 mês por conta da alta saída. Mas em casa pode se guardar até por 6 meses no congelador; em geladeira no máximo por 2 dias.”

Muito obrigado Chef!
Algum recado para os membros do CLUBE DO CHURRASCO?

“Gostaria de agradecer a oportunidade de mostrar um pouco da CHEF DOS SABORES, e que nunca deixem de acreditar e estudar seus negócios, por que a gastronomia sempre está em mutação e desenvolvimento.”

E aí; tirou suas dúvidas?

Agora faça como nós; pega seu bloquinho, sua caneta e toma nota dessas dicas e receitas que o chef Bruno dos Anjos preparou para o CLUBE DO CHURRASCO!

Anotou?

Está esperando o que?

Se ficou curioso com a gastronomia do chef, visite o CHEF DOS SABORES que fica na:
Av. Ayrton Senna 5.500 BL 12 – Mercado dos produtores – Stand 59 – Barra da Tijuca/RJ.

Quer se aventurar na cozinha, mas não quer sair de casa? Já anotou as dicas do chef?

Não se preocupa! O MERCADO DE CARNES SUPREME envia pra você. Temos todos os cortes indicados pelo chef e muitos outros!
É só escolher quais carnes você vai querer e nos ligar!

Rio de Janeiro:

Michel Gomes

Escrito Por Michel Gomes

Designer, fotógrafo, escritor e lógico; amante de uma boa carne! Um dos fundadores do Clube e especializado em transformar loucas idéias em excelentes pautas!

Mais posts de Michel Gomes

Participe! 1 Comentário