was successfully added to your cart.

Como calcular a quantidade de carne para o churrasco

Por 30 de agosto de 2018Churrasco, Dicas

Aprenda a calcular a quantidade certa de embutidos, carnes com osso e sem osso para seu churrasco.

Muitos clientes perguntam como calcular a quantidade de carne para o churrasco. A resposta varia muito e depende, principalmente, do tipo de carne e de público.

Para calcular a quantidade de carne ideal para o churrasco, indico que você responda a três perguntas:
1 – Quantas horas?
2 – Quais as carnes?
3 – Quais acompanhamentos?

Tempo do churrasco

O tempo que você imagina que o seu churrasco vai durar é fundamental para decidir a quantidade de carnes. Isso porque, de acordo com especialistas em eventos do segmento, as pessoas costumam comer mais ao chegar. Ou seja: o que sair antes deverá ser consumido em maior quantidade. No entanto, após 6 horas de festa, a fome volta a atacar e você deve preparar novamente a mesma quantidade de carne para não deixar seus convidados com fome e falando mal do seu churrasco por aí, rs.

Escolha os acompanhamentos

A definição dos acompanhamentos do churrasco também influencia na quantidade de carne consumida por pessoa. Pães, farofa e vinagrete geram mais consumo de carne que pratos prontos, como saladas, arroz e legumes na brasa.

Tipos de carnes

Bom, se você já identificou o tempo do seu evento e o que vai acompanhar as carnes, está na hora de pensar nas protagonistas do seu churrasco.

Carnes embutidas, como linguiças, são consumidas com rapidez e facilidade por não possuírem gorduras adicionais nem ossos para serem retirados ao comer. Já as costelas, tanto bovina quanto suína, a tulipa de frango, o ancho ou a picanha, por exemplo, dão mais trabalho para comer e geram um certo desperdício que precisa ser calculado também. No caso de cortes com osso, cerca de 30% do peso é descarte. No caso das carnes com gorduras, depende muito de quem está consumindo, mas, em média, o descarte não passa de 15% do peso da peça.

Faça as contas

Para um evento de três horas, em média, você deve comprar por pessoa:

  • Linguiça: 50g
  • Carnes branca e vermelha sem osso: 450g
  • Carnes branca e vermelha com osso: 585g

Dicas importantes

Ainda é preciso prestar atenção em algumas etapa das do churrasco para garantir também que não haja muito desperdício.

  • Não faça todos os cortes de uma só vez e procure assar as carnes aos poucos.

Assim, você não corre o risco de restarem carnes frias, que ninguém come.

  • Abra um pacote por vez.

Assim, você tem o controle caso sobre alguma coisa. Em pacotes fechados ou em natura, as carnes ainda poderão ser refrigeradas ou reaproveitadas em outras receitas.

Seguindo essas dicas para calcular a carne do churrasco, não vai faltar nada e seu churrasco será um sucesso para seus convidados e, inclusive, para o seu bolso.

Paty Moraes

Escrito Por Paty Moraes

Jornalista desde 2001, trabalhou em veículos online, impressos, de TV e rádio, como Editora Globo, Jovem Pan, TV Cultura, Portal iG, onde foi Editora Executiva de Lifestyle e Cultura. Atualmente, escrever sobre o universo da carne semanalmente para o site da Revista VIP, da Editora Abril, e para o Portal UOL, além de realizar projetos culturais e gastronômicos.

Mais posts de Paty Moraes

Deixe um Comentário