Buscar
  • Vitor Alburquerque

Como descongelar carne da forma certa?

Uma parte fundamental do processo que quase sempre é feita da forma errada

Quando vamos preparar qualquer tipo de carne, é normal que nós nos preocupemos com vários fatores: sal, ponto, tempero...Mas um momento extremamente importante do processo quase nunca é lembrado de ser feito corretamente: o descongelamento.

Segundo o assador, pitmaster profissional e proprietário da BBQ Telles, Thiago Telles, descongelar a carne de forma inadequada altera suas propriedades e sabor, como também pode trazer prejuízos à saúde do consumidor. Aqui vai algumas dicas para fazer corretamente.


Como descongelar da forma correta?


Toda carne deve ser descongelada movendo do congelador, que está numa temperatura negativa de conservação, e colocando-a na geladeira, na qual se encontra em uma baixa temperatura positiva, geralmente em torno de 5º. É sempre bom que você coloque pra descongelar pelo menos 24h antes do preparo, que é o tempo, dependendo do tamanho da carne, que ela vai demorar pra descongelar da forma correta.


+ Chã, Patinho ou Lagarto. Qual a diferença? + Carne “escura”. O que significa?


Pode estragar o sabor da carne ?


Sim, estraga sim. O descongelamento feito de forma errada faz a carne alterar suas propriedades e perder vitaminas, provocando mudanças em sua coloração e consequentemente, em seu sabor.


Quais são os riscos do descongelamento feito de forma errada?

As pessoas tem costume de tirar a carne do congelador e colocar em um ambiente externo. Então você imagina no Rio de Janeiro que tem uma temperatura média de em torno de 35º, essa carne vai sair de uma temperatura negativa para uma temperatura positiva muito alta rapidamente. Automaticamente essa peça vai descongelar muito mais rápido, obviamente, porém, com a elevação da temperatura, você começa a contaminar aquela proteína. É iniciado um processo de proliferação de bactérias dentro daquela proteína, contaminando esse alimento. Por isso você não deve nunca, em hipótese nenhuma, descongelar a carne em temperatura ambiente.


Pode descongelar e congelar novamente?

Não é ideal. As pessoas costumam descongelar, resfriar a carne e colocar no ambiente normal, no momento que isso acontece, em uma temperatura que é muito positiva, já começa a proliferação de bactérias no alimento, isso já tornaria a proteína imprópria para um consumo futuro.


Agora você já sabe a importância de dar atenção a essa parte fundamental do processo de preparo de uma carne.




964 visualizações

© 2020 por B4 COMÉRCIO DE ALIMENTOS EIRELI. 

Clube do Churrasco. - CNPJ: 26.112.594/0001-16 -  Estr. Rodrigues Caldas, 2200 - Taquara, Rio de Janeiro - RJ, 22713-375 
Telefones: 021 3259-5778 / 99907-3823

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube